Perguntas Frequentes  

Carac. e Formaliz.
  1. Como realizar o cadastro no Sisemanet?

            O Cadastro é realizado através do link na página inicial Cadastrar SEM Certificação Digital, informando os dados solicitados.
Atenção: A opção de cadastrar COM certificação digital não está disponível.

  1. Como acessar o Sisemanet?

            O acesso ao Sisemanet é realizado através do CPF do usuário cadastrado no portal de Segurança, ou do CNPJ cadastrado dentro do BDA.

  1. Meu Cadastro consta bloqueado no Sisemanet. O que fazer?

            Para realizar o desbloqueio do usuário, encaminhe uma solicitação de desbloqueio para o modulo qual você acessa o sisemanet. Os contatos estão dispostos na opção 6 do Perguntas Frequentes e na pagina do Fale conosco. O sistema dispõe de uma funcionalidade de lembrete de senha para auxiliar o usuário e evitar bloqueios futuros.

  1. Qual a especificação mínima do computador para utilização do SISEMAnet?

            Os browsers indicados são o Mozilla Firefox e o Internet Explorer. Preferencialmente o empreendedor deverá utiizar o Mozilla Firefox, e ainda possuir uma Internet com boa velocidade.

  1. Recuperação de senha

            Na página inicial do Sisemanet consta a opção de Esqueci minha senha. Uma nova senha será redirecionada para o e-mail cadastrado.

  1. Preciso alterar o e-mail do meu cadastro ou realizar alguma alteração cadastral. Como solicitar?

            A alteração cadastral é realizada por cada área responsável pelo seu modulo. Então a solicitação deve ser realizada na área correta, caso contrário, o usuário não será atendido.
As áreas são:
FEAM
MÓDULOS BDA:
Área contaminada: gerac.feam@meioambiente.mg.gov.br
Barragens: gestaodebarragens@meioambiente.mg.gov.br
Resíduos sólidos minerais: gerim.industria@meioambiente.mg.gov.br
Carga poluidora: dcp@meioambiente.mg.gov.br
IEF
MÓDULO REC
Procurar NUCAR mais próximo da sua região. Contatos de todas as unidades: http://www.ief.mg.gov.br/unidades-regionais-do-ief. O REC não é mais no sisemanet, conforme informação na pagina inicial do sisemanet
IGAM
USO INSIGNIFICANTE: uso.insignificante@meioambiente.mg.gov.br
SISCAD: cadastro.igam@meioambiente.mg.gov.br

  1. Realizei o cadastro do CAR no Sisemanet, como consultar:

            As demandas relacionadas ao CAR não são mais vinculadas ao Sisemanet, desde 09/04/2018, devido a migração para o CAR Federal. Na página do IEF, consta orientações de como obter informações de seu cadastro ambiental rural. Favor acessar a página do IEF para maiores orientações:
http://www.ief.mg.gov.br/cadastro-ambiental-rural-car

  1. Como emitir o DAE do REC?

            Conforme informamos na pagina inicial do Sisemanet, o REC não faz mais parte do Sisemanet. A emissão será através do Portal ecosistemas: ecosistemas.meioambiente.mg.gov.br, para maiores duvidas procure o SERCAR mais próximo de sua região ou o Fale Conosco na pagina inicial do ECOSISTEMAS.